Estratégia que tente ser favorável a todos pode não surtir o efeito desejado. Por esse motivo, é necessário que você, antes de mais nada, conheça o seu público. E, aqui, “público” ocupa o lugar de sua maioria das pessoas que te seguem e acompanham o seu trabalho. Assim, a partir do momento em que você já conhece o seu público, é muito mais fácil mensurá-lo. Se você ainda não sabe a importância desse conhecimento, veja mais aqui e descubra por que implementá-lo na sua carreira musical.
Conhecer o seu público é um dos primeiros passos se você é um artista que deseja alcançar sucesso na música. Todos sabemos que é impossível atender às demandas e preferências de todos os tipos de público. Logo, por que tentar agradar as mais variadas idades e tipos de pessoas, se elas nem ao menos te ouvem? Não faz muito sentido, certo? É justamente por isso que você deve conhecer quem realmente te segue e admira o seu trabalho, a fim de direcionar os seus esforços a essa minoria. E, assim, garantir uma aproximação mais personalizada e melhorar a comunicação com o seu público.
Uma vez que não é possível confiar em achismos, você precisa estabelecer um condicionamento para a sua carreira. Isto ,é preciso que você crie um personagem Artístico e estabeleça nome, idade, profissão, situação financeira, escolaridade e motivações próprias. Com isso, você poderá direcionar suas estratégias de marketing a essa, que, por sua vez, é uma versão resumida de todas as caraterísticas de todos que contêm o seu possível “público”.
Para que você consiga criar essa estratégia, será necessário fazer muita pesquisa e, sobretudo, relacionar o perfil de seus seguidores atuais. Assim, veremos abaixo algumas das medidas que podem ser tomadas para que você passe a conhecer o seu público e saiba como mensurá-lo.
Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.
Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.
Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.
Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.
Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e sua equipe de marketing.