Figuras importantes no surgimento de um dos movimentos mais expressivos do sertanejo, o Universitário, João Bosco & Vinícius conquistaram destaque nacional e internacional em mais de 20 anos de carreira. Eles se conheceram em Coxim/MS, onde moravam. Chegaram a concorrer como adversários no Festival da Canção, famoso evento da cidade, e foi ali que o destino começou a unir os dois, quando um ficou em segundo lugar no pódio e o outro em primeiro. Mas a cada ano eles alternavam as posições, parecia até combinado, eles sempre se encontravam como os melhores cantores da cidade. Juntos, começaram a se apresentar no ano de 1999, em Campo Grande, quando foram fazer faculdade na capital. João Bosco cursou odontologia e Vinícius fisioterapia. Depois de muito se apresentarem nos bares e festas da região, a história começou a ficar séria.
A primeira aparição nacional foi com o despretensioso disco “Acústico e Ao Vivo em Maracajú”, gravado apenas com voz e violão. Nele, canções como “Quero provar que te amo” e “Magia e Mistério” ganharam repercussão. Na sequência, os projetos “oficiais” chegaram ao mercado: o primeiro disco de estúdio “João Bosco & Vinícius” (2004), o primeiro DVD “João Bosco & Vinícius – Ao Vivo” (2005) e o segundo DVD “Acústico Pelo Brasil” (2007).
Em 2008, eles gravaram o disco que mudaria a carreira dupla. O álbum “Curtição” fez com que, no ano seguinte, a canção “Chora Me Liga” estourasse nas rádios do Brasil e conquistasse o mundo. Foi a música mais tocada em 2009 e ganhou notoriedade internacional. Em 2011, receberam o importante Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Sertaneja”, com o disco “João Bosco & Vinícius” e fizeram turnês internacionais nos Estados Unidos, Espanha, Inglaterra e Portugal.
Em 2015, com todo carisma e respeito que conquistaram no decorrer da carreira, reuniram grandes nomes da música sertaneja para o projeto “Estrada de Chão”. Participaram do álbum: Zezé Di Camargo & Luciano, Chitãozinho & Xororó, Sérgio Reis, Bruno & Marrone, Matogrosso & Mathias, Cezar & Paulinho, Rionegro & Solimões, Chico Rey & Paraná, Roberta Miranda, Felipe & Falcão, o saudoso Marciano, Leonardo e Alan & Alladin. Certamente um material valioso que deixaram na história do sertanejo.
Nos últimos anos, com um trabalho voltado ao mercado digital, a dupla gravou dois projetos exclusivos para YouTube e plataformas digitais. São eles: “Segura Maracajú” (2018) e “Do Nosso Jeito” (2019).
Ambos os discos trazem releituras do início da carreira de João Bosco & Vinícius, músicas inéditas e clássicos do sertanejo. Gravados no formato acústico e intimista, os cantores conseguiram trazer para o vídeo canções antes nunca gravadas em DVDs.
Ao longo de tantos anos, músicas como “Chora, Me Liga”, “Curtição”, “Sem Esse Coração”, “Chuva”, “Abelha”, ‘Colo, Colo”, “Final de Semana”, “Amiga Linda”, “Deixa a Gente Quieto” e “Não Era Você” compuseram e embalaram histórias de muitas pessoas que admiram a dupla. Em outubro de 2019 outro capítulo importante foi registrado: eles gravaram o projeto “Ao Vivo em Goiânia”, o mais recente DVD da carreira, que foi apresentado ao mercado de forma diferente, aos poucos, música por música, para dar tempo de seus fãs apreciarem cada canção. O trabalho conta com 12 faixas, sendo a maior parte inéditas e participações especiais de Dorgival Dantas e Matheus (da dupla Matheus e Kauan).
No total são 13 CDs e 7 DVDs, incluindo o mais recente “Ao Vivo Em Goiânia”. João Bosco & Vinícius emplacaram aproximadamente 30 hits nos últimos 12 anos e ficaram na lista dos 15 artistas mais tocados nas rádios da última década. Em números digitais, no YouTube a dupla possui mais de 1,62 mi de inscritos e supera 753 milhões de visualizações, enquanto no Spotify são mais de 2.800 milhões de ouvintes mensais. Seus seguidores nas redes sociais, juntos, somam aproximadamente o número de 10 milhões. Com apresentações em todo país, destaque nos principais eventos, shows e festivais do gênero, João Bosco & Vinícius são precursores de uma geração e referência de talento e competência para centenas de novos artistas do mercado sertanejo.
Para 2021, a dupla já prepara grandes novidades para os fãs. Para comemorar o Dia dos Namorados, apresentaram a faixa “Pegador”, com a parceria de Zé Neto & Cristiano. A música é composição de Elvis Ellan e Henrique Casttro, os mesmos que escreveram “Segunda Taça”.
Em setembro, a dupla gravou um novo trabalho audiovisual denominado +Positivo+ que contou com a participação de grandes nomes do sertanejo da atualidade como Diego & Victor Hugo, Gusttavo Mioto, Yasmin Santos e Tierry e muitos outros. Os convidados escolheram uma música do vasto repertório da dupla Sul-matogrossense para cantarem juntos e o todo o resultado deve ser apresentado ao público até o final do ano. Em março, eles gravaram um novo DVD, só de inéditas, sem público e em São Paulo. Os cantores seguem divulgando as faixas em suas plataformas digitais e Youtube, a faixa foco se chama “Dedo de Deus”.