Preparação e Produção de um Single ou mesmo um EP ou CD

Os artistas que sonham em registrar seu trabalho através da produção de um CD se questionam a respeito disso todos os dias. Hoje, apesar do crescimento das plataformas de streaming, lançar um CD ainda representa uma das maneiras mais tradicionais de divulgação da música. Sendo assim, muitos artistas, por motivos financeiros, acreditam por investir em produções independentes ao invés de contratar profissionais.

A produção desse tipo de CD, por ser realizada pelo próprio músico, exige ainda mais planejamento e dedicação.

Você deseja saber se vale a pena investir em produção de CD independente, nem sempre sai como muitos artistas imagina saiba mais

Como funciona a Produção de um CD Independente?

A produção de um CD independente exige muita determinação e planejamento por parte do artista. Afinal, são horas as etapas que devem ser cumpridas para que o resultado tenha como o resultado esperado.

1) Selecionar as músicas

A princípio, você precisa selecionar as músicas que farão parte do álbum EP ou single. Uma vez que a quantidade de faixas que estarão envolvidas no projeto, todo planejamento que você custeará, será essencial. Dessa forma, o planejamento deve começar com um orçamento fixo para que isso seja cumprido.

Se seu investimento for de valor menor do que o inesperado, será necessário ponderar acerca de qual tipo de CD em que você investirá. Seja ele prensado, duplicado, um álbum completo ou um EP você precisa ter tudo bem definido e orçado.

2) Escolher um estúdio

Nessa perspectiva, o segundo passo é escolher um bom estúdio para ensaiar e realizar as gravações. Procure investir em parcerias com profissionais capacitados e experientes, preferencialmente dentro do seu limite de orçamento. Assim, você terá uma obra de qualidade e que coincide com as suas condições de investimento em determinado momento.

3) Mixagem e masterização

O terceiro passo, logo após a escolha do estúdio, é escolher onde fazer a mixagem e masterização das faixas. Essa é uma etapa muito importante para a produção de CD independente, visto que define a qualidade do trabalho final. Porém, esse procedimento pode ser dispensado dependendo do objetivo do trabalho, uma vez que o artista pode optar por apresentar seu trabalho sem correções. Entretanto, se você possuir condições financeiras, aposte nessa etapa para concluir com muito mais harmonia a produção do seu CD independente.

4) Prensagem

Já a produção fonográfica, que trata da prensagem de CD, pode ser realizada de diversas formas. Dependendo da quantidade a ser produzida e do número de músicas que irão compor a mídia, o ISCR é essencial.  Nesta etapa, o International Standard Recording Code, ou Código Internacional de Normatização de Gravação, registro oficial da produção, deverá ser gerado e enviado para a fábrica juntamente com a master. Assim, será possível a fabricação dos CDs.

 

5) Divulgação

E finalmente, o último passo é a divulgação, que pode começar pela internet. Afinal, essa é hoje uma das ferramentas de maior alcance do mercado. Possuindo um produto de qualidade nas mãos, o artista terá uma grande chance de ter seu trabalho reconhecido no mercado. Mesmo que se trate de uma produção independente mais que tenha uma grande empresa para te dar o suporte que você precisa.

Valor condicionado no mercado fonográfico de acordo com o que o artista escolha a melhor forma.

O CD produzido de forma independente pode apresentar algumas diferenças em relação à profissional. Desse modo, é preciso que você pondere a respeito e reflita se vale a pena investir em uma produção de CD independente. Ao contrário do CD profissional, o independente exige menos dinheiro e investimento. Por isso, um CD nessas condições e com aproximadamente 10 faixas custa em torno de R$15.000,00 e R$ 30.000. Isso, claro, dependendo do que o músico deseja contratar.

Já em uma produção de CD independente, a qualidade não é tão boa e por isso muitos serviços podem ser dispensados do processo. Isso economiza muito e este tipo de produção varia de R$ 7.000,00 a R$10.000,00 com 10 faixas já mixado e masterizado nos dois casos.

Vale a pena investir em produção de CD independente?

Se você possui poucos recursos financeiros para investir em sua carreira mas quer tentar divulgar a sua música, a resposta pode ser sim. Nesse caso específico, a produção de CD independente é uma ótima escolha. Assim, a qualidade não é tão boa mas seu trabalho estará pronto em tempo hábil e poderá ser distribuído nos shows.

Contudo, se o artista deseja algo mais profissional e com alta qualidade, podemos dizer que não vale a pena. Nessa situação, seria melhor ele esperar ter mais recursos disponíveis ou mesmo tentar outras estratégias de financiamento, como o Crowdfunding.

E aí, decidiu produzir o seu CD? Solicite agora um orçamento e veja como é fácil realizar o seu sonho!

Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.

Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.

Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.

Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.

Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!

+ 1) Conheça a sua Música

Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.

+ 2) Defina o seu Objetivo

Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.

+ 3) Fique de olho em outros Artistas

Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.

+ 4) Tenha uma Estratégia de Comunicação

Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.

Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!

Quer saber também algumas dicas de marketing para artistas e músicos?