Planejamento de Marketing

Para quem deseja elevar sua carreira ao topo, é imprescindível estabelecer um planejamento de marketing musical eficaz. Utilizar o potencial da internet para a divulgação de seu trabalho é uma das maneiras mais simples e inteligentes para isso. Assim, é necessário considerar os aspectos que definem a sua vida profissional e o que você deseja alcançar com tal estratégia.

Com isso, aqui você pode conferir algumas dicas sobre como fazer o planejamento de marketing digital ideal para a sua carreira. Com assessoramento, monitoramento gestão de carreira. Acompanhe e implemente em sua vida profissional agora mesmo para uma estratégia de marketing valorosa.

Como começar o meu planejamento de marketing musical?

Para que você alavanque sua carreira, é necessário investir bastante no seu marketing musical. Assim, você pode se guiar por meio do entendimento de mercado e das suas próprias necessidades enquanto artista. Para isso, conheça alguns dos passos principais que você precisa seguir.

Pesquisa: a base de tudo

A princípio, você precisa basear seus esforços de acordo com os seus objetivos, não é mesmo? Por esse motivo, a pesquisa é a base de todo o seu trabalho de marketing musical. É a partir da pesquisa acerca dos concorrentes, novidades e público-alvo que você pode começar a traçar sua estratégia. E, além disso, ficar por dentro do mercado musical e do que as pessoas esperam de você.

Dessa maneira, esse é o primeiro passo a se tomar se você deseja possuir um planejamento de marketing musical eficaz. Defina metas e objetivos que, então, te ajudarão a crescer a longo prazo.

1) Quais canais serão utilizados?

Após as considerações acerca dos objetivos que você deseja alcançar, é preciso definir os canais de divulgação.

O Instagram, por exemplo, é um ótimo canal de divulgação para quem deseja transmitir sua identidade visual. Além disso, serve para que você interaja com o público, visto que é possível promover enquetes e conversar por meio dos stories.

Já o YouTube, uma das principais plataformas utilizadas pelos artistas, é imprescindível para que você divulgue seus vídeos. Covers também são bem-vindos! É por meio deles que as pessoas passam a engajar mais com o seu trabalho, sobretudo se você for desconhecido.

Além do YouTube, também é essencial que sua música esteja nas principais plataformas de streaming. Spotify, Deezer e Apple Music são apenas algumas delas; leia nosso post para saber mais.

 

2) Preste atenção ao público-alvo

O público-alvo da sua música é um dos fatores decisivos, e que precisa de mais atenção para que você consiga fazer um bom planejamento de marketing musical. Afinal, de nada adianta prestar atenção a toda a construção da sua estratégia e se esquecer de para quem você está fazendo tudo isso.

Assim, construa a sua jornada de marketing a partir da idealização de uma persona. A persona é um personagem semifictício com nome, sobrenome e características próprias com o intuito de direcionar o profissional nas suas decisões envolvendo a marca (no caso, suas próprias músicas). Dessa maneira, a partir da construção de uma persona, você consegue focar sua atenção de maneira hábil e proveitosa. E, logo, seu planejamento de marketing musical poderá melhorar de forma exponencial.

3) Controle a frequência das postagens

Outro passo importante para a consolidação de um bom planejamento musical é o controle da frequência das postagens. Dessa maneira, não basta apenas que você defina corretamente os canais e identidade visual da sua carreira. É preciso manter uma periodicidade em relação ao que será apresentado, sem pender para mais ou para menos.

Pense que uma marca que você segue “bombardeia” seu feed do Instagram com postagens todos os dias. Você se sentirá cansado para acompanhar tudo, não é mesmo? É nesse erro que a maioria das estratégias de marketing mal feitas residem. Afinal, por que você teria interesse em uma marca que transmite muito conteúdo, mas de pouca qualidade? O mesmo ocorre quando há pouca recorrência nas postagens.

Assim, o ideal é manter uma rotina para os seus posts, evitando repetir conteúdos e sempre buscando oferecer originalidade. Ademais, procure não misturar assuntos diferentes em seus posts: isso pode causar confusões ou desviar a atenção do seu seguidor.

4) Monitoramento é essencial!

Por fim, monitorar o número de visitas do seu site e o engajamento nas redes sociais é essencial para a continuidade dos resultados. Afinal, como você saberá se está no caminho certo se não se atentar a todos os procedimentos?

Desse modo, acompanhe as métricas dos seus posts, stories e compartilhamentos. Essa é uma forma muito eficaz de perceber se você está seguindo o que seu público espera de você. E, além disso, o que ele mais admira no seu trabalho.

A partir daí, só basta a você melhorar sua estratégia dia após dia, com o auxílio de profissionais qualificados. Defina o que você quer despertar em seus seguidores e mostre quem você realmente é dentro da música!

Veja também  não podemos deixa de ter uma grande ferramenta nas mão pra que você artista tenha os melhores shows e os melhores cachês  e com emissoras de rádios que leva ao público de modo geral os melhores eventos  tais como rodeios, shows de agro negócio e ter sempre de tempo em tempo uma live.  Aprenda a impulsionar ainda mais sua carreira!

Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.

Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.

Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.

Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.

Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!

+ 1) Conheça a sua Música

Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.

+ 2) Defina o seu Objetivo

Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.

+ 3) Fique de olho em outros Artistas

Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.

+ 4) Tenha uma Estratégia de Comunicação

Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.

Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!

Quer saber também algumas dicas de marketing para artistas e músicos?