Logística

A logística começa na cidade de origem da banda ou do cantor que irá realizar o show, no caso de festivais são vários países que é preciso estar presente para fazer a exportação para o Brasil.

A logística transporta desde material cênico, sistemas de iluminação e sonorização, estruturas, painéis de led ou video wall, displays, equipamentos de filmagem e instrumentos da banda.

O volume desse material varia de acordo com o tamanho e o tipo de show que será realizado.

A KTM Divulgação também conta com carreta palco, ônibus, veículos pequenos, para melhor comodidade de translado para o artista e músicos.

Transporte e Montagem

1) Transposte

O transporte pode ser aéreo, marítimo ou rodoviário, e ele depende do tipo de material e de qual local do mundo a carga está vindo. O primeiro passo é verificar os itinerários e a viabilidade das rotas e criar um planejamento para antecipar qualquer tipo de problema que possa acontecer no trajeto.

A produção da banda se responsabiliza por embalar os equipamentos de forma segura e adequada para preservar o conteúdo das caixas e diminuir ao máximo risco de avarias. Há também sempre a preocupação com atrasos, pois pode comprometer todo o planejamento e acabar atrasando a montagem do equipamento para a realização do show.

2) Montagem

Quando um show é realizado em uma casa de shows, a montagem é mais simples, pois o local já vem equipado com banheiros e equipamentos de segurança, sendo necessário apenas montar a cenografia do palco e os instrumentos da banda. Já em local aberto, como festivais, a logística é um pouco mais complicada de ser realizada.

É preciso pensar em todos os detalhes do evento como banheiros, palcos, estandes, camarotes, barreiras de segurança, equipamentos de transmissão e broadcast, entre outros. O trabalho da logística só termina quando todos os equipamentos são entregues no país de origem, intactos e em segurança.

Quer saber também algumas dicas de marketing para artistas e músicos?