Distribuição Digital

O Spotify representa, hoje, uma das plataformas de streaming mais utilizadas pelo público musical. Dessa forma, crescer com o Spotify é algo que pode alavancar a sua carreira. A possibilidade de ouvir músicas offline e pagar pouco pelas diversas faixas disponíveis são apenas algumas das facilidades oferecidas pelo aplicativo. Assim, se você é um músico em construção, é essencial saber como construir estratégias para crescer com o Spotify.

Dessa maneira, chegou a hora de impulsionar o seu crescimento no mercado musical e, além disso, atrair ainda mais fãs. Para isso, veja abaixo algumas dicas e defina agora que tipo de músico você deseja se tornar!

Esteja nas principais playlists de maior audiência.

As playlists são muito importantes para quem deseja crescer com o Spotify. Afinal, a maioria das pessoas tende a participar desses grupos de músicas. E, além disso, é uma forma de identificação com diferentes estilos musicais.

Por conta disso, você deve sempre estar atento às playlists que estão em alta no momento, e buscar fazer parte do seu espaço. Tente, sobretudo, encaixar suas faixas em playlists que coincidam com o seu estilo, para que mais pessoas possam a conhecer e gostar de seu trabalho.

1) A KTM Divulgação direciona sua música para um único segmento

Essa é uma forma infalível, sobretudo para quem ainda é desconhecido. Direcionar a música para um único segmento pode ser muito benéfico para você. Além de organizar as suas faixas, esse método pode trazer mais engajamento para os seus fãs. O recomendará sua música às pessoas que gostam do mesmo estilo, e, logo, trará maior alcance.

Por conta disso, invista nessa estratégia para crescer com o Spotify! Defina o seu estilo e deixe isso bem transparente para o seu público alvo.

 

2) Projete uma identidade visual

Para que desperte interesse das pessoas, você precisa criar uma arte de impacto para a sua capa. Desse modo, sua identidade visual é um dos fatores que deve requerer mais atenção se você deseja construir uma estratégia para crescer com o Spotify. Realize, em conjunto com um designer ou profissional a empresa de sua escolha, uma capa que te represente enquanto artista. Para que você alcance as pessoas ideais e seja reconhecido pelo seu trabalho, dessa maneira, não deixe de investir bastante nesse quesito.

3) Utilize o algoritmo do Spotify ao seu favor

Essa é, possivelmente, uma das dicas mais importantes ao construir estratégias para crescer com o Spotify. A partir do momento em que você compreende como é o mecanismo e como funciona, já estará à frente dos outros artistas.

De acordo com o seu posicionamento na plataforma,  e de acordo com seu posicionamento  de um número muito maior de usuários. Assim, você consegue selecionar também uma classificação para determinados caracterizada de acordo com os parâmetros que você selecionar. Outro fator importante vale a pena investir na produção de CD independente e alavanque sua carreira.

4) Analise as métricas

Possuir o hábito de analisar as métricas com frequência é uma das estratégias que mais funcionam na plataforma do Spotify. Dessa maneira, acompanhar os seus erros e acertos e tentar melhorar é essencial para que você consiga manter e até mesmo aumentar o seu número de seguidores.

Assim, não deixe de investir na análise das métricas e se suas ações estão surtindo o efeito desejado na plataforma. Desse modo, será possível alinhar o que for preciso e otimizar sua performance cada vez mais.

Por fim, esperamos que essas estratégias te ajudem a crescer com o Spotify. Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe! Saiba também se vale a pena investir na produção de CD independente e alavanque sua carreira.

Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.

Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.

Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.

Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.

Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!

+ 1) Conheça a sua Música

Antes de mais nada, você precisa conhecer o que oferece ao seu público. O estilo da sua música, os ambientes em que você se apresenta e os formatos de distribuição são essenciais nesse processo. Uma vez que você descobre de forma definitiva e completa o seu tipo de trabalho, é muito mais fácil partir daí para o que o seu público espera; e, logo, que público é esse.

+ 2) Defina o seu Objetivo

Sabendo seu objetivo e o que você deseja provocar nas pessoas, o caminho torna-se muito mais preciso e delimitado. Assim, para mensurar o seu público, é necessário antes definir as suas metas em relação às expectativas. Por exemplo, se você quer vender mais CDs, qual é o público em que deve focar? Ou, ainda, em quais estratégias você deve investir a fim de atrair pessoas para os seus shows? Com um objetivo em mente, dessa maneira, é evidente que o seu público-alvo se destacará dentro da sua carreira.

+ 3) Fique de olho em outros Artistas

Conhecer o público de outros artistas, do mesmo estilo que seu será essencial se você deseja conhecer o seu próprio. Dessa forma, faça pesquisas e esteja sempre observando o que faz mais sucesso entre cada tipo de público. Assim, você terá uma base muito mais vasta para explorar as suas próprias estratégias.

+ 4) Tenha uma Estratégia de Comunicação

Além de saber o que você oferece e acompanhar outros artistas no mesmo ramo que você, um dos passos mais indiscutíveis para saber mensurar o seu público é a comunicação. Afinal, sem comunicação nada se sustenta, não é mesmo? Pois então, nos negócios essa é uma máxima que você deve seguir para sempre.

Com as informações dos itens acima, você pode elaborar a melhor estratégia de comunicação para a sua carreira. Como será a abordagem utilizada? Mais presencial ou digital? São esses fatores que precisam ser analisados por você e, quiçá, sua equipe de marketing.
Com todas essas dicas, você com certeza já possui uma base muito mais vasta para compreender as expectativas e anseios do seu público. Agora, você apenas precisa colocá-las em prática!

Quer saber também algumas dicas de marketing para artistas e músicos?